Semana Paulo Freire Dia a Dia

06/05/2019 – Palestra

Quem Foi Paulo Freire?

(Profª. Fernanda Cassiolato Marti Sguassábia)

Abertura da Semana Paulo Freire no período da manhã:

Palestra sobre Paulo Freire, para apresentar aos alunos um pouco da vida e metodologia de alfabetização deste ilustre educador que nomeia nossa semana voltada à educação.

07/05/2019 – Palestra

As TIC e Sua Importância No Processo de Aprendizagem

(Profº. Robinson Mapelli Boaro)

A palestra teve como objetivo estimular o uso da tecnologia no ambiente de ensino/aprendizado para um melhor atendimento educacional, de forma a complementar o ensino regular por meio da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
A utilização das TICs voltadas para educação tem grande importância no relacionamento dos alunos e também no processo de inclusão, ressalta-se a relevância do impacto social do projeto, que irá contribuir para o comprimento da legislação e do trabalho humanístico da inclusão escolar.
Durante a palestra foram demostrados a utilização de alguns softwares:

Educacionais:

Moodle: modo Aluno / modo Professor; GoConqr: Criação de Mapas Mentais / Apresentações e Quiz; ScreenCast Magic: Criação de Vídeo Aulas / Publicação no Youtube; Ferramentas do Google: Blog / Criação de Formulário / Quiz;

Inclusivos:

Rybená: deficientes auditivos; Hand Talk: deficientes auditivos; Earsuper: deficiente auditivos; Acessibilidades do Windows / Android: deficientes visuais; Acessibilidade.net: vários softwares que podem auxiliar na inclusão;

Após a palestra ocorrerá o desenvolvimento de um projeto com os alunos da turma do 2º Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática, onde os estudantes se dividirão em turmas para oferecer oficinas pedagógicas de cada software educacional/inclusivo durante a FESP, no mês de outubro.

07/05/2019 – Palestra

Marketing Pessoal e Currículo

(Profº. Matheus P. Graciano e Profº. José A. Franchi Cossi)

Os professores José Augusto Franchi Cossi e Matheus Pereira Graciano ministraram uma palestra em conjunto, aos alunos do ensino técnico noturno, sobre mercado de trabalho, currículo e marketing pessoal.
Em um primeiro momento, o professor José Augusto posicionou os alunos sobre mudanças no mercado de trabalho, as tendências futuras e falou um pouco sobre a elaboração de um currículo.
Depois de sua fala, o professor Matheus encerrou a palestra falando sobre marketing pessoal, seu conceito e prática.

08/05/2019

Atividade Interdisciplinar de Geografia e Artes: Representação do Sistema Solar

(Coordenação Profº. Augusto da Silva Neto e Profº. Mario Paulo Martins)

“Representação do Sistema Solar” realizado pelas turmas do 1 ano Ensino Médio, Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico em Administração é uma atividade interdisciplinar Geografia/Artes, cujo o objetivo é despertar no aluno sua capacidade criativa em desenvolver por meio de uma maquete o conhecimento adquirido nas aulas sobre Universo e Sistema Solar, onde poderá expor suas ideias e conceitos sobre aquilo que compreende ser o espaço pelo qual ele vive, habita e relaciona.
Por intermédio da teoria/conceito geográfico e a habilidade/criatividade da Artes, os alunos tiveram a oportunidade de demonstrar de diferentes formas e maneiras a estrutura espacial no qual ele faz parte

08/05/2019

Bate-papo Com o Escritor Luiz Fabrício de Oliveira Mendes

Palestra com o escritor Casabranquense Luiz Fabrício de Oliveira Mendes, que contou aos alunos o que o motivou a seguir a vida de escritor e como foi a criação da Saga “O Legado de Avalon”.

09/05/2019 – Apresentação Cultural

Apresentação de Cordéis Pelos Alunos

(Coordenação Profª. Rita Luciana Zane)

A literatura de Cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura.

A literatura de Cordel chegou ao Brasil no século XVIII, através dos portugueses. Aos poucos foi se tornando cada vez mais popular , principalmente na região nordeste do Brasil.

Os cordéis são poesias cantadas ao som de instrumentos musicais pelos cordelistas que retratam fatos da vida cotidiana, e também satirizam ou ironizam personalidades políticas, e o povo em geral.

09/05/2019 – Apresentação Cultural

SLAM – Campeonato de Poesias

Apresentação de Paródias

(Coordenação Profª. Fernanda Cassiolato Marti Sguassábia)

Apresentações de paródias e SLAMs pelos alunos do 2º Etim Informática e 2º Etim Administração respectivamente. O tema abordado por ambas a turmas foi “A Imagem da Mulher na Sociedade Brasileira ao Longo dos Séculos XX e XXI”. Estas apresentações foram resultado de um projeto que objetivou trabalhar a criticidade dos alunos e a valorização da mulher na sociedade brasileira partindo de músicas do início do século XX, anos 2000 e da atualidade, a partir de análises das letras de canções e videoclipes pré-selecionados pela professora.

10/05/2019 – Festrial

Encerramento da Semana Paulo Freire com a Realização do Festrial, Festival de Música e Dança, na Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima, com a participação de alunos, professores e funcionários.

Os professores da escola avalariam as apresentações musicais, com prêmios para as 3 melhores classificadas.

1ºLugar: Banda 7A; Integrantes: Lucas( 3º Téc. em Informática) , Hayanna (Convidada), Márcio (1º Téc. em Manutenção e Suporte em Informática);

2º Lugar: Banda: The Dreamers; Integrantes: Rebeca Ariel (1º Ensino Médio), José Elias (3ºEnsino Médio) e Gabriel (2º Ensino Médio);

3º Lugar: Ana Laísa (1ºETIM de Desenvolvimento de Sistemas);