— Técnico em Alimentos —

ALIMENTOS

O TÉCNICO EM ALIMENTOS é o profissional que atua no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Auxilia no planejamento, na coordenação e controle de atividades do setor. Promove a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas. Controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados. Acompanha a compra e a manutenção de equipamentos. Participa do desenvolvimento de novos produtos e processos. Auxilia na implantação de sistema de garantia de qualidade e segurança em organizações da área de alimentos. Realiza trabalho em equipe, assumindo papéis de liderança e tomada de decisões. Busca atualização e ampliação dos seus conhecimentos em linguagens, capacidade de comunicação oral e escrita. Articula com iniciativa e capacidade de adaptação a novos ambientes e situações. Exerce atitude profissional, postura ética, com visão na sustentabilidade e responsabilidade social.


Área de Atuação:

Auxilia no desenvolvimento de um novo produto. É responsável por encontrar a embalagem adequada para cada tipo de alimento de acordo com a sua deterioração. Trabalha com o controle de qualidade e com a higienização.


Onde Trabalhar:

Indústrias de alimentos, bebidas e unidades agroindustriais; entrepostos de armazenamento, beneficiamento e distribuição; laboratórios, instituições de ensino, pesquisa e consultoria; órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor; indústria de insumos para processos e produtos; indústrias de ração animal, estações de tratamento de água e resíduos, restaurantes comerciais, padarias, rotisserie, delicatessen, cozinhas industriais, experimentais, hoteleiras e hospitalares; empresas do ramo alimentício e de bebidas em áreas como processamento e análise físico-química, sensorial, microbiológica e no desenvolvimento de novos produtos.

Atualizado em: 08/02/2024.