— Técnico em Gastronomia —

GASTRONOMIA

O conteúdo do curso tem foco nas técnicas de preparação em uma cozinha. São noções que vão desde aprender os métodos de cocção (processo de aplicação de calor) e armazenamento de alimentos, até a execução de cortes e história da gastronomia. A grade curricular inclui elementos básicos de física, biologia e química para entender a base nutricional dos alimentos e como ocorrem as alterações nos alimentos quando se prepara um novo prato. Matemática é importante para desenvolver fichas técnicas. O estudante também aprende temas específicos dentro da área, como a panificação e a confeitaria.


Perfil do Formando:

O TÉCNICO EM GASTRONOMIA é o profissional que coordena a organização e a preparação do ambiente de trabalho da cozinha. Monitora o recebimento, a entrada, a saída e o armazenamento de mercadorias em estoque. Supervisiona o pré-preparo e a aplicação de técnicas de corte e cocção em alimentos. Prepara e finaliza produções gastronômicas.
Produz e executa fichas técnicas operacionais para produções gastronômicas. Colabora com a elaboração e a revisão de cardápios. Intermedia as relações entre as equipes de cozinha, salão e bar, além de auxiliar na coordenação da equipe de cozinha.


Área de Atuação:

Trabalha como auxiliar ou cozinheiro. Prepara e organiza ingredientes e produtos que serão utilizados em um prato. Também pode auxiliar no desenvolvimento do cardápio.


Onde Trabalhar:

Restaurante, hotel, bar, confeitaria, panificação, cruzeiro, entre outros.

Coordenadora do Curso:

Profª. Ana Beatriz Borges Pereira Borges