— Técnico em Segurança do Trabalho —

Segurança do Trabalho

Técnicas para prevenir doenças e acidentes de trabalho são o foco do curso. Além do português para interpretar leis e as normas obrigatórias no ambiente de trabalho, o estudante aprenderá física para estudar o ruído e a vibração das ferramentas e equipamentos utilizados pelos funcionários da empresa. A matemática para a avaliação dos riscos ambientais também é uma disciplina básica para a compreensão do curso. O aluno vai aprender primeiros socorros e combate a incêndio.


Perfil do Formando:

O TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO é o profissional que atua em ações prevencionistas nos processos laborais com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação, análise e definição de medidas de controle de riscos ocupacionais, de acordo com a legislação brasileira e legislação internacional, quando pertinentes, normas regulamentadoras e princípios de higiene, saúde e segurança do trabalho. Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual). Planeja ações de respostas a emergências, bem como participa de perícias e fiscalizações. Desenvolve ações empreendedoras e educativas, coleta e organiza informações de saúde e de segurança do trabalho. Avalia, analisa e executa diversos programas e projetos de prevenção em Segurança do Trabalho, dentre eles o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle com a utilização de recursos tecnológicos atuais. Relaciona-se com todos os níveis hierárquicos da empresa nos processos de negociação através de meios de comunicação adequados. Aprova e implementa políticas de procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho na organização.


Área de Atuação:

O profissional atua na identificação de riscos presentes nos ambientes de trabalho, estuda a aplicação das normas obrigatórias e propõe soluções para a prevenção de acidentes. O técnico também ajuda no treinamento dos funcionários em relação à segurança no trabalho. É responsável por selecionar os equipamentos de proteção de acordo com a necessidade de cada funcionário.


Onde Trabalhar:

Construção civil, indústrias, hospitais, mineradoras, áreas agrícolas, portuárias, entre outras.

Paulo Sérgio Cassiano

Paulo Sérgio Cassiano

Coordenador de Curso

Contato:
E-mail: paulo.cassiano@etec.sp.gov.br

Atualizado em: 04/09/2023.